Inovação

Marangoni: uma indústria nacional nos padrões internacionais!

Escrito por Marcelo Raymundo

A segurança em projetos rodoviários é um assunto cada vez mais em voga na industrial nacional. Fornecedores, projetistas e empreiteiras trabalham em equipe para melhorar a infraestrutura das estradas brasileiras e garantir mais segurança para motoristas e passageiros.

A Marangoni é uma dessas empresas que entende a importância da segurança viária e trabalha para alavancar a indústria nacional. Mas, afinal, qual o papel do fornecedor nos projetos viários? Será que a Marangoni é o fornecedor ideal? Continue lendo e descubra!

Por que a escolha do fornecedor de segurança é importante?

O fornecedor de produtos para obras viárias é um parceiro que influencia bastante no resultado do projeto. Antes de mais nada, a qualidade dos produtos oferecidos é determinante para a obra.

É imprescindível que os elementos de segurança sigam as normas nacionais e internacionais e tenham sua eficiência comprovada por meio de crash testes. Certificações de gestão de processos, como a ISO 9001 são bons indicadores da confiabilidade da empresa.

Além da qualidade, é importante também que ele ajude no custo-benefício do projeto. Itens que venham pré-montados, como parafusos, porcas e arruelas, economizam tempo e, consequentemente, custo de instalação. 

Outros quesitos a serem levados em conta são a saúde financeira do fornecedor, para não correr o risco de comprar e não receber o material, e o caráter inovador da empresa. É sempre bom contar com um fornecedor que esteja atento à evolução do mercado e invista em tecnologias para melhorar a performance dos elementos de segurança.

Portanto, a escolha do fornecedor influencia diretamente na qualidade, no preço, na confiabilidade e nos critérios tecnológicos do projeto.

Devo optar pela indústria nacional?

Escolher fornecedores nacionais que tenham tecnologia e cujos produtos sejam testados segundo padrões internacionais pode ser uma boa escolha. Assim, você pode unir a qualidade, respaldada por rigorosos testes de nível internacional, à segurança de ter um fornecedor próximo a você. 

É possível encontrar boas empresas nacionais que seguem padrões de qualidade internacionais e se comprometem com a evolução da indústria nacional. Na área de segurança viária, temos um excelente exemplar disso: a Marangoni.

Por que escolher a Marangoni?

Criada na década de 1940, a Marangoni tem mais de 70 anos de experiência no mercado e mais de 10 anos trabalhando com segurança viária. Com um time de especialistas, somos capazes de oferecer orientações técnicas embasadas em uma visão global do setor. Ainda não tem certeza? Então, veja 5 motivos para escolher a Marangoni!

1. Filosofia empresarial

A filosofia empresarial da Marangoni conta com três pilares. Primeiro, o compromisso de transformar desafios em inovações e gerar valor para clientes, colaboradores, acionistas e sociedade. Em seguida, vem o compromisso com a gestão ética e responsável, fabricando e comercializando produtos com matérias-primas de fontes confiáveis.

Por fim, almejamos ser a referência no mercado e conquistar a admiração de nossos clientes, parceiros, funcionários e acionistas por meio a excelência dos nossos produtos. Os valores que norteiam a companhia são:

  • ética e responsabilidade;
  • comprometimento;
  • respeito e seriedade;
  • integração;
  • consciência ambiental.

2. Governança corporativa assegurada por auditoria anual

A Marangoni tem uma governança corporativa forte. Existem holdings que controlam a empresa e um conselho administrativo. Embora seja uma organização LTDA, tem uma estrutura de SA (sociedade anônima).

A empresa, que já foi um negócio familiar, passou por um processo de profissionalização e agora está na terceira geração. A governança corporativa foi implementada em 2007 e é certificada pelo Dun & Bradstreet (D&B).

Para garantir a eficiência desse modelo de gestão, a empresa é auditada anualmente por consultorias externas. Para evitar possíveis vícios, a troca de auditores é feita frequentemente.

3. Certificados de qualidade válidos internacionalmente

A empresa possui duas certificações internacionais: a ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)) e a ISO 14000 (Sistema de Gestão Ambiental).

O Certificados ISO 9001 e 14001 são acreditados pelo INMETRO no Brasil e por instituições europeias (UKAS) e norte-americanas (ANAB). A Marangoni também é acreditada pela Achilles.

Além das certificações internacionais, a Marangoni se orgulha de ser capaz de controlar todo o processo desde o recebimento do aço da usina, o processo de galvanização interno até entrega aos clientes.

Além disso, uma das requisições da ISO 9001 é o que se chama de rastreabilidade indelével, que quer dizer rastreabilidade que não se pode apagar. Para que se possa garantir a rastreabilidade do material utilizado na fabricação até a peça pronta e instalada, é necessário que cada item tenha uma identificação que não se apague com o tempo.

Nesse contexto, todas as defendas da Marangoni são marcadas com um código de origem e rastreabilidade indelével nas lâminas de defensa. Com isso, é possível conferir a rastreabilidade de de todos os processos de fabricação.

4. Experiência no mercado internacional

Apesar de ser empresa nacional, Marangoni já teve filiais tanto na Colômbia quanto na Croácia. Temos experiência internacional, além de exportarmos para todo o mundo. Há clientes na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia.

5.Produtos submetidos a testes na Europa

Até a publicação da revisão da norma NBR 15486, em março de 2016, as defensas metálicas fabricadas conforme as normas NBR 6970 e NBR 6971 não continham níveis de contenção, uma vez que não eram testadas em laboratórios. Os modelos seguiam aquilo que era feito no mercado internacional desde a década de 1970.

Porém, desde março de 2016, com a concepção da norma NBR 15486, todos os novos projetos de segurança viária devem, obrigatoriamente, seguir as orientações de níveis de contenção.

A Marangoni foi até a Europa realizar Crash Tests embasados pela norma EN1317 nas barreiras de contenção produzidas pela empresa. Ou seja, em vez de ter que usar produtos criados por outros fabricantes, a Marangoni optou por desenvolver seus próprios métodos para assegurar a confiabilidade das barreiras.

Os testes foram realizados em 2015 e os vídeos estão disponíveis no site. É importante saber que, para determinar o nível de contenção de um dispositivo, é obrigatório que o fabricante do sistema faça o ensaio real de Crash Test em um laboratório acreditado.

Como vimos, não faltam motivos para você valorizar a indústria nacional escolhendo um fornecedor de ponta. E se você gostou de conhecer mais sobre a Marangoni e também deseja apoiar a indústria nacional, não perca tempo: entre em contato conosco agora mesmo e inicie já uma parceria de sucesso!

Deixar comentário.

Share This